Trate tumores na próstata na SAU-CE
Prostatectomia
A SAU-CE (Serviço de Assistência Urológica Com Especialidades), localizada na Ceilândia Sul, oferece o melhor tratamento uro-oncológico para a tumores na próstata, nos rins e na bexiga em todo o Distrito Federal.
Próstata
A prostatectomia radical é a cirurgia que tem por objetivo potencializar o tratamento do câncer de próstata. É um procedimento realizado, na maior parte dos casos, quando o tumor se encontra contido na glândula. É uma intervenção médica que retira toda a próstata do paciente cirurgicamente, assim como alguns tecidos contidos a sua volta, o que inclui as vesículas seminais.
Tipos de Prostatectomia Radical
-
- Prostatectomia Radical Retropúbica: este procedimento é realizado com anestesia geral, raquidiana ou peridural com sedação. Nesta técnica, uma incisão é efetuada na parte inferior do abdômen, do umbigo até o osso púbico, do indivíduo. Será avaliado, primordialmente, o nível de desenvolvimento do tumor, atentando-se para os casos no qual o tumor tenha invadido ou se alastrado muito próximo dos feixes de nervos minúsculos, responsáveis por controlar as ereções, que correm em cada lado da próstata. Caso os nervos sejam retirados de apenas um lado da próstata, o paciente ainda possui chances de ter ereções. Porém, tendo ambos os lados sido afetado, os dois nervos serão removidos cirurgicamente, fazendo com que o paciente precise do auxílio de medicamentos ou bombas para ter ereções, dada à impotência ocasionada pela extração dos nervos. Os nervos serão preservados na hipótese de não terem sido afetados pelo tumor, fazendo com que o paciente volte a ter ereções no período de até um ano após o procedimento cirúrgico. Posterior à cirurgia, uma cateter é mantido pelo interior do pênis, por um período de até duas semanas, para drenar a bexiga. Com a remoção do cateter, o paciente consegue urinar de modo normal.
- Prostatectomia Radical Perineal: Uma incisão é feita na pele entre o ânus e o escroto (períneo) do paciente. Este procedimento não preserva os nervos, assim como os gânglios linfáticos não são removidos. Após a cirurgia, um cateter é inserido através do pênis do paciente para drenar a bexiga. Quando removido o cateter, após um período que pode se estender até duas semanas, o indivíduo consegue urinar de modo normal. Este procedimento é realizado com menor frequência.
Tipos de Prostatectomia
-
- Prostatectomia Radical por Laparoscopia: São realizadas pequenas incisões por onde serão inseridos instrumentos especiais para remoção da próstata, sendo um destes instrumentos, uma pequena câmera de vídeo que permite a visualização da parte interna do abdome. Apesar deste procedimento cirúrgico também fazer necessário à utilização de um cateter, esta cirurgia possui menor incidência quanto à perda de sangue ou sensação de dor nos pacientes. Além disto, o tempo de internação e recuperação é menor.
- Prostatectomia Radical por Laparoscopia Assistida por Robótica: O procedimento faz uso de uma interface robótica, denominado sistema da Vinci, cujo manuseio dos braços robóticos, para a execução de pequenas incisões no abdome do paciente, é realizado a partir de uma mesa de operações própria.
Assim como a prostatectomia radical por laparoscopia possui menor incidência quanto à perda de sangue ou sensação de dor nos pacientes. Além disto, o tempo de internação e recuperação é menor.
Riscos Cirúrgicos
Os riscos em qualquer tipo de prostatectomia radical são bem semelhantes. Algum dos possíveis problemas que podem vim a acontecer durante ou logo após qualquer um dos procedimentos são:
- Reações à Anestesia
- Hemorragia
- Infecção no local da incisão/das incisões
- Coágulos sanguíneos nas pernas ou nos pulmões
- Dano aos órgãos próximos