
Reclamação historicamente antiga, muitos homens são insatisfeitos com o tamanho do seu melhor amigo. O pênis e suas lendas aparecem em todas as culturas mundiais.
Desde os primórdios da humanidade, o homem relaciona a sua masculinidade com a sua capacidade de manter o membro ereto e também com seu tamanho. Esse segundo sempre teve, e ainda tem, o papel de representar a virilidade e, assim, o poder. Grandes obras de arte da antiguidade, como esculturas ou afrescos, exemplificam bem a importância dada a esse órgão genital na época.
O fato é que o pênis pode ter, assim como outras partes do corpo, diversificações quanto a forma e tamanho, sem que isso seja caracterizado uma anomalia ou doença.
Inesperadamente, a maior parte dos homens que acham o próprio pênis pequeno, apresentam dimensões dentro da normalidade ou da média. Alguns são pessoas obesas, com o “amigão” parcialmente coberto pela gordura pré-púbica, ou pessoas altas, com o “companheiro” proporcionalmente pequenos.
Estudos clínicos já comprovaram que o tamanho do pênis não tem influência no orgasmo feminino, e que raramente as mulheres reclamam do tamanho do órgão dos seus respectivos parceiros.
Mas aí você se pergunta: AFINAL, QUAL É O TAMANHO NORMAL ENTÃO?
Segundo um estudo sistematizado que colheu dados de 15.521 homens ao redor do mundo, as medidas para o comprimento, em média são: 9,16cm enquanto flácido; 13,24cm enquanto esticado e 13,12cm ereto; para o perímetro ou circunferência são: 9,31cm flácido e 11, 66cm ereto. Esse mensuração foi feita na face dorsal do pênis, desde o osso pubiano, até o orifício uretral externo (local onde sai a urina, na glande).
Existem diversos estudos no mundo inteiro sobre o tamanho do pênis e os resultados são muito variados, principalmente por causa do método empregado para mensurar o pênis.
Desde as décadas de 80 e 90 foram desenvolvidas técnicas com o intuito de tentar aumentar o pênis em comprimento e espessura. Existem variadas formas de cirurgia, com resultados imprecisos ou discutíveis e muitos homens, que estão com o emocional enfraquecido, aceitam o procedimento.
Na tentativa de minimizar problemas associados ao resultado ou às expectativas pessoais, o paciente deve passar por uma avaliação e orientação de um psicólogo.
São candidatos à cirurgia, somente homens que apresentam pênis menores que 4cm em flacidez ou 7cm em ereção, o que realmente poderia ser um problema quanto à penetração vaginal.
A questão do aumento peniano como procedimento puramente cosmético ainda deve ser encarada como uma técnica experimental, realizada em pessoas selecionadas, em centros de pesquisa credenciados de acordo com as normas que envolvem seres humanos.
E você, cuida do seu “companheiro”? Consulte os especialistas da SAU-CE Urologia e verifique se está tudo certo com a saúde do seu “melhor amigo”!