
A maioria das pessoas não conhece ou não entende muito bem qual é o trabalho de um médico urologista.
Quase sempre, esta especialidade médica é associada exclusivamente a doenças e aos órgãos do sexo masculino. O médico urologista é chamado como “médico do homem”, em comparação ao ginecologista, que trata apenas do aparelho reprodutor feminino. Contudo, a competência do urologista vai muito além do aparelho reprodutor masculino, abrangendo também o aparelho urinário de homens e mulheres.
O que é urologista?
Urologista é o médico responsável por tratar doenças do trato urinário masculino e feminino, além do aparelho reprodutor masculino. Os órgãos tratados por esse médico são:
- Bexiga;
- Rins;
- Uretra;
- Testículos;
- Próstata;
- Pênis;
- Vesículas Seminais.
O urologista realiza diagnósticos, tratamentos e atua na prevenção de doenças, bem como realiza cirurgias envolvendo o aparelho urinário ou órgãos reprodutores masculinos.
Funções do urologista
Afinal de contas, o que faz o urologista? Ele previne e trata enfermidades relacionadas aos órgãos reprodutores masculinos e ao trato urinário de homens e mulheres.
Dentre essas enfermidades, as que podem acometer os homens são:
- Fimose;
- Impotência;
- Candidíase peniana;
- Disfunção miccional;
- Câncer de próstata;
- Etc.
Dentre as mulheres, o urologista pode tratar:
- Incontinência urinária;
- Cistite;
- Obstrução do trato urinário.
E existem aquelas enfermidades que podem acometer ambos os sexos:
- Cálculo renal;
- Câncer de bexiga;
- Câncer de rins.
No caso dos homens, o médico urologista pode fazer o acompanhamento desde a infância e adolescência, assim como o ginecologista acompanha as meninas e mulheres, podendo orientar inclusive quanto ao desenvolvimento da sexualidade.
Já na vida adulta, as orientações podem incluir o planejamento familiar, cirurgia de vasectomia visando o controle de natalidade, acompanhamento anual da próstata, impotência, e outras questões.
Em que situação o urologista atende mulheres?
Como é muito comum o urologista ser associado apenas à saúde masculina, é raro lembrar que esta especialidade também trata do sistema urinário, que é comum em ambos os sexos.
De uma maneira geral, as mulheres precisam procurar o urologista apenas em casos de doenças do trato urinário, especialmente cálculo renal (as conhecidas pedras nos rins).
Mesmo ainda sendo pouco procurado pelas mulheres, este médico pode realizar o acompanhamento e o tratamento de mulheres que sofrem de pedras nos rins, cistites ou quaisquer outras enfermidades no aparelho urinário.
Assim sendo, o médico urologista atende mulher, SIM! Não fique com receio de consultar um urologista. Qualquer doença que envolva bexiga, rins, uretra e ureteres são tratadas por esta especialidade, independente de você ser homem ou mulher.
Gostou do assunto? Deixe seu comentário abaixo para nossos próximos posts!