Cirurgia de Hidrocelectomia feita na SAU-CE
Correção Cirúrgica de Hidrocele
Você sabe o que é Hidrocele Testicular?
Podendo ser tanto unilateral quanto bilateral, o Hidrocele Testicular trata-se da presença, em quantidades anormais, de líquido dentro do escroto, envolvendo o testículo, e pode ser congênita ou adquirida. Este processo é mais recorrente em adultos acima dos 45 anos de idade e bebês.
Correção cirúrgica de Hidrocele
O Hidrocele Testicular, normalmente, não provoca dores ou quaisquer outros sintomas no paciente para além do inchaço do testículo. Seu “desenvolvimento” não provoca lesões nos testículos, nem chega a afetar a fertilidade do homem. Geralmente, tende a desaparecer sem necessitar de qualquer tipo de tratamento.
Assim como no caso de qualquer doença, recomenda-se que o indivíduo busque o auxilio de um médico caso venha a sentir qualquer coisa. No caso dos pacientes que suspeitam de Hidrocele, é importante a confirmação do diagnóstico antes que se possa pensar em tomar uma providência. Se a manifestação do líquido tenha se apresentado em um bebê, ressalta-se a importância de um pediatra ser consultado. Entretanto, se o Hidrocele se manifestar em um homem adulto, se faz imprescindível a consulta com um urologista.
A forma mais fiel para o descobrimento do Hidrocele é a ecografia sobre os testículos, mas o médico também poderá observar a região íntima, e por meio do toque, realizar uma análise minuciosa para descobrir se o paciente apresenta sinais de dor ou quaisquer outros sintomas que indiquem a possibilidade de ser alguma outra doença. O único sintoma apresentado no Hidrocele é o inchaço, que pode afetar um ou os dois testículos.
Nos casos em que o Hidrocele apresenta-se em bebês, não é aconselhado que os pais busquem qualquer tipo de tratamento específico, levando em consideração que nestes casos, o líquido tende a desaparecer sozinho em até 01 ano de idade. Quando a Hidrocele se manifesta em homens já adultos, os médicos têm a tendência de esperar por um período de até 06 meses, onde se há a possibilidade de o fluido desaparecer sozinho, como no caso dos bebês.
Se ao decorrer dos meses o paciente apresentar aumento do tamanho do Hidrocele ou passe a se queixar de desconforto, é provável que o médico acompanhante do caso recomende a realização de uma cirurgia de pequeno porte.
Apesar de se fazer necessária a utilização de anestesia geral para o cumprimento da cirurgia, esta é bastante simples e de rápida recuperação. Uma incisão é feita para remover a pele do testículo e acessar o cisto ali localizado. Uma vez acessível, uma ou mais punções serão efetuadas para que se possa extrair o fluido presente. Na sequência, o escroto do paciente é reconstruído e a parede muscular da virilha suturada. Normalmente, a internação não passa do período de 01 dia e a recuperação é tranquila na maioria dos casos.
O outro procedimento existente, e que também pode auxiliar na drenagem do fluido localizado no escroto do paciente, consiste na realização de uma aspiração do líquido no local. Esta técnica requer o uso de uma anestesia local, para melhor comodidade ao paciente.