Cirurgia de Frenuloplastia realizada por profissionais na SAU-CE
Frenuloplastia
Você alguma vez já ouviu o termo frenuloplastia? E que tal freio do pênis curto? Não? Pois saiba que nós da SAU-CE (Serviço de Assistência Urológica Com Especialidades), localizada na Ceilândia Sul, estamos aqui para lhe ajudar entender!
O que significa freio do pênis curto?
O freio do pênis curto é um problema biológico, que atinge uma parcela pequena da população masculina, e acontece quando a pele que liga o prepúcio à glande é mais curta que o normal, o que gera muita tensão ao se puxar a pele para trás durante uma ereção. Essa tensão ocasionada ao freio pode acabar rompendo, durante as relações sexuais ou masturbação, resultando em sangramento no pênis e extrema dor.
Existem casos que, com o decorrer do tempo, e de maneira mais devagar que o normal, a pele pode se esticar e deixar de curvar o pênis prevenindo que o paciente tenha de passar por qualquer tipo de intervenção cirúrgica. Entretanto, aqueles indivíduos cujo problema do freio do pênis curto não tenha se solucionado, é recomendado consultar um médico urologista para melhor avaliar o prepúcio e agendar uma cirurgia, denominada de frenuloplastia.
O que é a frenuloplastia?
A frenuloplastia é uma intervenção cirúrgica de porte simples, realizada no pênis do paciente, onde o freio que liga o prepúcio à glande é cortado de forma a liberar a pele e reduzir a tensão provocada durante uma ereção. Este procedimento pode ser realizado junto com a circuncisão, mas não é recomendando.
Como saber se você possui o freio curto?
Normalmente, o paciente não consegue puxar completamente a pele sobre a glande sem sentir uma pequena pressão sobre o freio. Outros sinais que podem indicar freio curto são:
- Leve desconforto durante as relações sexuais.
- Quando a pele é puxada em excesso, a cabeça do pênis pende para baixo.
- A pele da glande não consegue ser puxada para trás completamente.
- Dor durante as relações sexuais.
Recomendações pré-operatórias
- Depilação de toda a região genital
- Chegar com antecedência à clínica
- Não se esquecer de ir com um acompanhante
Como é a recuperação?
Por se tratar de uma cirurgia simples e rápida, não há necessidade de ser efetuada em um centro cirúrgico. Normalmente, esta é realizada pelo próprio urologista em seu consultório, utilizando-se anestesia local. O procedimento cirúrgico leva menos de 40 minutos para se realizado e ao seu término, o paciente pode retornar para casa.
Nas primeiras horas após a cirurgia é recomendado que o paciente realize compressas com gelo para reduzir a dor quando os efeitos da anestesia passar e, também, evitar a formação de hematomas. O curativo só deve ser retirado no dia posterior à cirurgia, durante o banho e com o auxilio de um sabonete neutro, para ser trocado, por 04 dias após o procedimento cirúrgico. O desporto deve ser evitado pelo paciente por até 03 semanas a seguir à cirurgia.
Ao final da primeira semana de recuperação é possível observar uma cicatrização quase completa, mas é recomendado que o contato sexual seja evitado por um período mínimo de 04 semanas, assim como piscinas, pois ambos podem comprometer a cicatrização. Após a intervenção da frenuloplastia, a cicatrização completa leva entre 45 a 60 dias. Não há qualquer necessidade de se retirar os pontos, pois estes devem cair naturalmente.