A fimose consiste na dificuldade ou impossibilidade de expor a glande, conhecida como cabeça do pênis, por conta do estreitamento do prepúcio (prega de pele que envolve a glande), impedindo a passagem. É normal durante os primeiros meses de vida. Entretanto, caso não desapareça até os 5 anos de idade, poderá ter a necessidade de tratamento.
O problema pode ser causado por conta de assaduras e cicatrizes que acaba retraindo a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito. Outra causa é a falta de higiene adequada, que pode causar inflamações ou, até mesmo, infecções que estreitam a abertura do prepúcio.
Tipos de fimose
Há dois tipos de fimose: a fisiológica e a secundária. A primeira é a mais comum, sendo presente desde o nascimento. Já a secundária pode surgir a qualquer fase da vida, normalmente acontecendo após um quadro de infecção ou traumatismo no local.
O diagnostico pode ser feito através da tentativa de retrair a pele do prepúcio. Quando não é possível ver a glande completamente, pode significar a presença da fimose.
Tratamento para a fimose
São indicados os seguintes tratamentos para fimose:
– Para casos mais simples, apenas uma pomada a base de corticoides irá tratar o problema. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas que facilitam que a pele deslize sobre a glande sem dor ou incômodo.
– Outra opção são os exercícios de retração da fimose, indicada para meninos com mais de 5 anos. O exercício consiste no movimento de vai e vem da pele do prepúcio, sem forçar demais. Os movimentos irão ajudar a soltar a pele pouco a pouco.
– Já a cirurgia é indicada quando as outras opções não surtem efeito. O procedimento pode ser feito removendo completamente a camada de pele que recobre a glande do prepúcio ou apenas alguns pequenos cortes na pele, para que sejam suficientes que a própria pele retire a grande.
– Além da retirada da pele através da cirurgia, o médico também poderá realizar um corte para liberar o freio curto do pênis.
Caso a família opte pela circuncisão (cirurgia para a retirada do prepúcio), seja por motivos religiosos ou culturais, a cirurgia deve ser feita preferencialmente no período neonatal.
É extremamente importante observar a saúde do seu filho e, ao perceber qualquer alteração, buscar a ajuda de um profissional. Aqui na SAU-CE, temos os melhores urologistas do DF, oferecendo um atendimento referência em Ceilândia.
Agende agora mesmo uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre esse e outros procedimentos urológicos.