Exame de Cistoscopia realizado na SAU-CE em Ceilândia
Cistoscopia
O termo citoscopia soa familiar? Este é apenas um dos exames realizados pela SAU-CE (Serviço de Assistência Urológica Com Especialidades), excelência em tratamentos urológicos em Brasília.
O que é Cistoscopia ou uretrocistoscopia?
A cistoscopia ou uretrocistoscopia é um procedimento realizado no interior da bexiga com o auxilio de um aparelho chamado cistoscópio, no qual auxilia o médico urologista por meio de imagens, fazer uma melhor análise para que se possa identificar possíveis problemas na saúde das vias urinárias. Este exame costuma ser feito para diagnosticar quaisquer distúrbios no canal urinário ou demais patologias, tais como:
- Despiste de sintomas urinários, como presença de sangue na urina, dificuldade em urinar, incontinência, infecções urinárias recorrentes
- Esclarecimento adicional, quando necessário, em doenças do aparelho urinário baixo, como cálculos urinários (a chamada “pedra”), cistite (inflamação da bexiga), tumores da bexiga, bexiga hiperativa ou hiperplasia benigna da próstata
- Colheita de amostras de tecido da bexiga e da uretra (biópsia)
- Desbloquear a passagem de urina dos rins para a bexiga, ou desta para a uretra, através da inserção de um stent (um tubo minúsculo e expansível)
- Tratamento de alguns tipos de doenças da bexiga, como por exemplo, pequenos tumores podem ser removidos com o cistoscópio
- Avaliação pós-operatória de cirurgias da uretra, bexiga e próstata
Como é realizado este procedimento?
Neste exame, o urologista insere um cistoscópio por meio da abertura da uretra. Quando o cistoscópio está localizado, é injetado soro fisiológico para expandir a bexiga e permitir a visualização do interior do órgão.
A cistoscopia pode ser feita no consultório médico ou no centro cirúrgico durando por volta de 20 minutos, podendo estender-se dependendo da necessidade de uma análise mais complexa.
Depois de cheia a bexiga, o paciente pode sentir intensa vontade de urinar, a qual precisa ser tolerada durante a realização do exame.
Se uma área anormal é detectada, será feita uma biópsia. Com auxílio de um instrumento fino, inserido através do cistoscópio, é removida uma amostra do tecido, que é enviada para um laboratório de patologia para análise. Se for feita biópsia, o paciente pode sentir uma sensação de pinçamento no momento da retirada do tecido.
Devo seguir alguma orientação para este exame?
Faz-se necessário que o paciente esteja de jejum por algumas horas, e que suspenda o uso de qualquer anticoagulante, sendo ambas as determinações estipuladas de acordo com as orientações passadas pelo médico responsável, além disso, deve realizar um exame de urina para verificar se há algum risco que o impeça de realizar o procedimento.
Não há necessidade de internação para a realização da cistoscopia, já que o exame é feito em um consultório médico ou centro cirúrgico.
Este procedimento geralmente é realizado com o uso de uma anestesia local, mas caso seja necessário, a partir da análise do médico especialista, pode ser preciso à aplicação de uma anestesia geral.
Quais são os riscos da cistoscopia?
Geralmente, o exame não implica em riscos significativos, no entanto, pode ocorrer:
-
-
- Infecção;
- Sangramento excessivo causado pela biópsia;
Ruptura da parede da bexiga;
-
É normal que apareça algum resquício de sangue na urina após o procedimento, no qual deve desaparecer rapidamente, porém, são casos raros e isolados, uma vez que não se trata de um procedimento de alto risco.