Trate cálculos renais com os profissionais da SAU-CE
Cálculos Renais e Uretrais
Com excelência no atendimento para Brasília e todo o Distrito Federal, a SAU-CE (Serviço de Assistência Urológica Com Especialidades), localizada na Ceilândia, oferece médicos especializados para o tratamento de cálculos renais e uretrais.
A presença de cálculos em qualquer região do trato urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) é denominada Litíase urinária. Popularmente chamados de pedras, estes cálculos podem ter várias origens, e dependendo de sua localização podem ser assintomáticos, causar sintomas leves ou graves. Os cálculos assintomáticos podem tornar-se sintomáticos em 50% das pessoas. A incidência de cálculos renais ocorre em 2% a 3% da população, com 80% de chance de recidiva.
A urina é composta por várias substâncias, dentre elas, há algumas que são sólidas e se encontram diluídas equilibradamente, outras ajudam a tornar esse material sólido mais solúvel. É o desequilíbrio na concentração destas substâncias, com o aumento ou diminuição entre elas, que pode levar a precipitação de cristais insolúveis com formação de cálculos. Os componentes da urina que facilitam a formação de cálculos são: Cálcio, Oxalato, Ácido Úrico, Fósforo, Magnésio e Cistina. O Citrato, por sua vez, é um componente da urina que tem a função de evitar a formação de cálculos.
O antecedente familiar de cálculo renal é o fator de risco mais comum, sendo encontrado em mais de 80% dos casos, e formados por cálcio em 90% dos pacientes. Outros fatores de risco importantes são a baixa ingestão de líquidos e o uso excessivo de sal de cozinha. Dietas com alimentos que contenham oxalato também podem causar predisposição para a formação de cálculos. Problemas no metabolismo de substâncias como a cistina e o ácido úrico podem causar o aumento na eliminação destes produtos na urina e, consequentemente, na formação de cálculos compostos por estas substâncias.
Quando se encontram localizados no rim, geralmente são assintomáticos. As cólicas renais ocorrem quando o cálculo está sendo eliminado e obstrui os ureteres (canais que levam a urina dos rins à bexiga).
Como é o tratamento?
Quando são formados nos rins, geralmente são expelidos pelo trato urinário. Com mais de 70% de chance de serem eliminados naturalmente, os cálculos renais menores de 05 mm dispensam qualquer tratamento específico.
Nos casos de cálculos entre 06 mm e 15 mm, um dos procedimentos a ser escolhido é a Nefrolitotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO), que com o uso de equipamento específico emite ondas de choque concentradas sobre o cálculo renal, e tem uma eficácia de cerca de 70%. A localização do cálculo é feita com o auxílio de raio-x ou ultrassom.
Outro procedimento mais recente é a Ureterorrenolitopipsia Flexível ou Ureteroscopia Flexível, que consiste na fragmentação dos cálculos por laser com auxílio de uretoscópios que acessam todas as cavidades das unidades reno-uretrais, sem que haja necessidade de incisões ou cortes.
Quando os cálculos renais ultrapassam 15 mm, o melhor procedimento a ser realizado é a Nefrolitotripsia Percutânea. Esta cirurgia é feita através de uma pequena incisão de 01 cm na região lombar, onde são introduzidos pequenos tubos até o interior do rim. Com o auxílio de equipamento ultrassônico, os cálculos são fragmentados e aspirados.
Há casos em que alguns cálculos podem crescer muito e atingir dimensões maiores que 05 ou 06 cm, associando-se a infecção crônica. Estes cálculos são assintomáticos, mas levam à perda da função renal em longo prazo. Por várias vezes o tratamento destes cálculos pode requerer inúmeras cirurgias, podendo ser nefrolitotripsia percutânea ou cirurgias convencionais com abertura do rim.
Pessoas que eliminam cálculos renais naturalmente ou fazem tratamento para que haja sua eliminação podem apresentar formação de novos cálculos, por isso, é muito importante que o paciente diagnosticado com cálculo renal mude alguns hábitos como o aumento da ingestão de líquidos, a diminuição no uso de sal de cozinha e de alguns alimentos. É muito importante também o acompanhamento periódico com o urologista.
Procure nossos especialistas na SAU-CE em Ceilândia e converse com os melhores profissionais do ramo.